Terapias Holísticas

Terapias Holísticas
As Terapias Holísticas reconhecem e tratam o ser na sua totalidade e complexidade de aspectos tanto físicos como emocionais , mentais ou espirituiais independente de qualquer religião. São terapias integrativas complementares a qualquer tipo de tratamento médico, psicológicos e na área da saúde em geral.

04 janeiro 2010

Ponto Cruz - Girassol e Tulipas

Olá minha gente linda!
2010 chegou e com ele veio a vontade de recomeçar.
Recomaeçar muitas coisas e começar novas.
Como eu adoro ponto cruz como amo o croche ( Aliás amo artesanato!!),
Achei estes gráficos lindos para um bom começo de ano.


Na inspiração do Sol, o Girassol!!! Flor da Luz!!

Por: Rose Aielo Blanco
Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol".
Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos.
Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental.
O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações.
Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes.

No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes.
Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.Para cultivá-lo...O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:
*
o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
*
por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
*
o solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
*
recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
*
adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
*
quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.


Mitos e crendices
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerado a planta-símbolo do Novo Milênio.

Utilização
Girassolaltura aproximada 2 m
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.
A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de.
biodiesel
Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.
As sua folhas podem podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.


Já as tulipas.... as lindas tulipas!
nem sei o que dizer dets tão delicada flor.


O género Túlipa inclui cerca de 100 espécies originais de plantas bolbosas, mas os vistosos híbridos são considerados mais próprios para serem cultivados como plantas de interior.
O mais decorativos, possuem folhas pequenas, pedúnculos curtos e flores grandes.
Os bolbos da maioria das variedades têm 4-5cm de diâmetro, são arredondados ou ovais com a extremidade pontiaguda e apresentam-se cobertos por uma fina membrana castanha que se rasga facilmente, revelando sob ela um bolbo cor de creme.
Um pedúnculo erecto, encimado por uma ou várias flores em forma de taça, nasce do vértice do bolbo. As flores, singelas (com um máximo de seis pétalas) ou dobradas (com várias camadas de pétalas), são geralmente cor de rosa, vermelhas, roxas, amarelas, cor de laranja ou brancas, mas estas cores são por vezes sombreadas de verde ou raiadas ou listradas numa grande variedade de combinações.
As folhas das tulipas, habitualmente poucas (duas ou três), carnudas e vagamente lanceoladas, medem 15-25cm de comprimento e 4-6cm de largura.
As tulipas mais apropriadas para serem cultivadas em interior são as que florescem no Inverno. Normalmente, dividem-se em dois grupos: as túlipas singelas temporãs e as túlipas dobradas temporãs.
As tulipas são originárias da Ásia Central e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner.
O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida.
Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.
Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os neerlandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania).
A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irã.
2010 de paz com saúde e realizações!


Agradeço a sua visita e não esqueça de comentar.

Sou uma Amiga_do_croche e Você?


Posted by Picasa

1 comentário:

Malena disse...

Xii, são lindos os gráficos mesmo, eu então adoro tulipas.
bjcs
Malena